Como criar um site

Para criar um site é preciso, em primeiro lugar, adquirir um domínio. O domínio é o endereço do site, como, por exemplo, www.fotografiaonline.com.br. Ele pode ser adquirido no site brasileiro Registro.br, mas existem outros que também podem ser usados.

Em segundo lugar, o site precisa de hospedagem, que é o local onde será gravado e mantido para ser visto por todos.
HostGator, também brasileira, é o nome sugerido.

Finalmente, para o site propriamente dito, sugerimos a plataforma WordPress, que é um software livre e usado pela maioria (70%).

Registro e hospedagem podem ser grátis ou pagos, mas, quem quiser um negócio mais garantido, é melhor pagar.

No Registro.br o domínio custa atualmente R$30,00 e na HostGator a hospedagem para 1 site R$180,00 (ambos os valores são anuais).

A plataforma WordPress é grátis, mas a sua configuração, com o tipo de tema, por exemplo, pode dar melhores resultados sendo paga.

Se o domínio foi registrado no Registro.br, e a hospedagem, na HostGator, é preciso fazer a ligação entre domínio e hospedagem para então instalar o WordPress. Explicando melhor: registrando domínio e hospedagem em locais diferentes, é preciso lançar o DNS (primário e secundário) da hospedagem no domínio. A hospedagem contratada, depois do pagamento efetuado, envia um e-mail com todas as informações técnicas necessárias para isto.

Quando o domínio for acessado, o Registro.br apontará para a HostGator, que é onde o site estará hospedado e será acessado. A hospedagem fornecerá um endereço provisório do cPanel (painel de controle) até que o definitivo esteja estável. Assim, pode ser acessado por um cliente FTP, sendo Filezilla o indicado.

Agora é hora de instalar o WordPress, que pode ser baixado diretamente do site br.worpress.org.

Este site ensina também como instalar o WordPress, tem muitas dicas da Comunidade Brasil mas se houver dúvidas, e acredito que vão existir, recomendo adquirir um cuso online.

Depois de instalado o WordPress, vem a escolha do tema do site, que é uma questão muito importante, embora seja também muito subjetiva. No próprio painel do WordPress existem centenas de opções de temas, grátis e pagos. Uma busca na internet apontará outros milhares de opções.

Para que seu site seja bem visto em tablets e celulares o tema deve ser responsivo.

Para uma escolha bem-feita, é preciso levar em conta o design e a estrutura, que, como já foi dito, é muito subjetivo porém tem detalhes importantes.

O design, além de ser agradável à vista, deve ser o mais limpo possível.

A estrutura do site deve levar em conta o SEO (Search Engine Optimization) – otimização para mecanismos de pesquisa (Google, por exemplo). É fundamental que o tema coloque em destaque, em primeiro lugar, o título, e, depois, as publicações do site (postagens), o que fará muita diferença.

Com o site criado e funcionante, está dado o primeiro passo para o web marketing.

Receba em seu e-mail!

jomafras

Website:

2 Comentários

  1. Olá, Isto é um comentário.
    Para excluir um comentário, faça o login e veja os comentários de posts. Lá você terá a opção de editá-los ou excluí-los.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *