Otimização de Sites – SEO

O termo SEO (do inglês, Search Engine Optimization) se refere a Otimização de Sites (otimização para mecanismos de pesquisa como Google, Bing, Yahoo). O Google representa aproximadamente 95% dos resultados de busca no Brasil. 

A página de resultados de busca do Google, também conhecida como SERP, sigla do inglês para Search Engine Results Page, apresenta seus resultados de busca divididos basicamente em duas áreas, os resultados naturais (gratuitos ou orgânicos) e os pagos (anúncios).

SEO é, portanto, o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca gerando conversões, sejam elas, um lead, uma compra, um envio de formulário, agendamento de consulta e outros.

Um lead  consiste em um usuário que adquiriu algo gratuito em troca de suas informações (e-mail principalmente). Se você atrair um usuário para uma página e nela você convencer de que ele precisa entrar em contato com você, já é meio caminho andado para aquela pessoa adquirir seu produto.

As técnicas utilizadas no SEO são concebidas para alavancar seus objetivos no seu website, melhorando o número e a posição de seus resultados nas buscas orgânicas para uma grande variedade de palavras-chave relevantes ao conteúdo do web site.

Uma palavra-chave é uma palavra que resume os temas principais de um texto. É um termo que identifica ideias e temas de especial importância para servir de referência a pesquisas. Um único parágrafo pode conter várias palavras-chave.

A quantidade de vezes que uma palavra-chave é repetida em uma página é um indício para o Google de que ela é importante no contexto da página.

Estratégias de SEO podem melhorar tanto o número de visitas quanto a qualidade dos visitantes, onde qualidade significa que os visitantes concluem a ação esperada pelo proprietário do site (ex. comprar, assinar, aprender algo).

A otimização para sistemas de busca pode ser muito eficiente quando usada como parte de uma estratégia de marketing e pode ser muito eficaz quando incorporada no início do desenvolvimento do projeto de um website.

Um bom posicionamento nos resultados orgânicos de busca pode fornecer o mesmo tráfego almejado e ter um custo potencialmente mais baixo. Os proprietários de websites devem optar por otimizar seus sites para a busca orgânica, se o custo de otimização for menor do que o custo da publicidade paga.

Uma busca orgânica é o processo que faz com que os usuários possam realizar pesquisas na rede através das listagens dos mecanismos de pesquisa, ao contrário do que ocorre com listagens de resultados onde pode constar publicidade paga e anúncios (pagos por clique) exibidos entre os resultados de procura. Listas de resultados de busca orgânicas são baseadas na relevância de uma palavra-chave em uma página de um site.

A área de Otimização para sistemas de busca, (SEO – Search Engine Optimization), é preocupada em aumentar ao máximo a visibilidade de um site nas listagens de resultados das pesquisas e conferir maior evidência aos resultados orgânicos de busca.

Melhor plugin para SEO.

Neste Tutorial, tudo sobre SEO.

 

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1 Comentário

  1. Ola, gostei do artigo, aguardo mais dicas como esta. Para mim que estou começando agora são dicas muito importantes.

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